17/05/2013

Massa de biscuit comestível



Massa de biscuit comestível


Massa de Biscuit Comestível
Biscuit Comestível
Este artigo sobre massa de biscuit comestível faz parte da série Biscuit e foi separado do artigo Massa de Biscuit, porque como se trata de uma massa que pode ser ingerida, são necessários alguns cuidados específicos na preparação, tingimento e conservação da massa.
Massa de biscuit comestível é muito utilizada em festas para criar enfeites e lembrancinhas comestíveis. Aprenda todos os segredos para prepará-la.

Receita da Massa comestível de biscuit

MATERIAL NECESSÁRIO
  • 2 colheres de sopa rasas de gelatina em pó sem sabor ou 1 pacote de 12g
  • 5 colheres de sopa de água fria (para dissolver a gelatina)
  • 550g de açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g desta quantidade para o manuseio da massa, depois de cozida)
  • 3 colheres de sopa de goma adraganta ou CMC (esta goma é utilizada para dar deixar a massa mais espessa. Pode ser encontrada em Farmácias de manipulação ou em casas especializadas em produtos para confeitaria.
  • 2 colheres de sopa de glucose dissolvida em 1/2 colher de sopa de água
  • 3 colheres de sopa rasas de gordura vegetal hidrogenada
  • 1 clara de ovo (grande)
  • 100g de Maizena
  • Corante comestível nas cores desejadas
  • Panela com revestimento interno anti-aderente, peneira fina, colher de pau.
PASSO A PASSO


Na panela com revestimento interno anti-aderente, dissolva a gelatina na água fria aos poucos. Acrescente 450g do açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes, a goma adraganta ou CMC, a glucose líquida, a gordura vegetal e a clara de ovo.
Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau e leve ao fogo, entre médio e alto, mexendo sempre. Quando a massa de biscuit comestível adquirir a consistência de um mingau espesso e começar a desgrudar do fundo da panela, tire-a do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos.
Polvilhe então uma superfície de mármore, fórmica ou madeira lisa com um pouco da Maizena e despeje a massa. Manuseie-a como faria com uma massa de pão. Vá acrescentando aos poucos o açúcar peneirado restante (100g) e a Maizena, sovando bem, para que fique com uma consistência homogênea.
É possível que você não precise usar toda a quantidade de Maizena e nem todo o açúcar reservado para o manuseio. O importante é que a massa fique macia, elástica, e que se solte facilmente das mãos.

Dicas para tingir a massa de biscuit comestível



 Para tingir o biscuit comestível utilize corante comestível.
Tinja a massa de biscuit comestível apenas na hora de usar. A quantidade a ser aplicada irá variar de acordo com o tom que você pretende chegar. É recomendado que você vá adicionando o corante em pequenas quantidades e manuseando a massa até chegar a uma coloração homogênea. Veja também como tingir a massa de biscuit tradicional.

 Como conservar a massa de biscuit comestível

 Para conservar esta massa, além de embalá-la em um saco plástico será necessário colocá-la dentro de um recipiente de plástico que deverá ser mantido na geladeira.
No momento do trabalho com a massa de biscuit comestível, caso ela esteja dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima – para que ela volte a ter a mesma consistência. Durante o trabalho com a massa será necessário utilizar ferramentas para facilitar a modelagem, veja um artigo sobre ferramentas para biscuit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário